Como saber a diferença entre o acrílico e o policarbonato?

Essa é uma dúvida muito comum no dia-a-dia... Principalmente para quem já precisou trocar um farol de carro, bolha de moto, um toldo ou chapas de box de banheiro.

Antes de ensinar a diferenciar esses dois plásticos fisicamente vamos ver um breve resumo sobre suas características:

Acrílico – é um plástico barato com excelentes propriedades ópticas (transparência), com resistência a descoloração e a perda de transmissão de luz. É usado em toldos, lentes de óculos e peças de utilidade doméstica de baixo custo.

Policarbonato – é um plástico de engenharia com excelente resistência mecânica e química, com propriedades muito superiores ao acrílico. É usado na fabricação de CD’s e DVD’s, lentes de óculos, faróis e diversas aplicações na construção civil devido a sua alta resistência às intempéries. Também é utilizado como um dos componentes da blindagem de veículos.

Ou seja, o acrílico é mais utilizado em peças de reposição ou sem muito valor agregado, enquanto o policarbonato é utilizado em peças de primeira linha, que necessitam de propriedades mecânicas e químicas muito boas. Consequentemente, os produtos fabricados em policarbonato são bem mais caros do que aqueles feitos em acrílico.


  Identificando se é acrílico ou policarbonato através do código

De acordo com normas aplicadas na industria automobilística e de eletroeletrônica, o tipo de plástico utilizado em cada peça é identificado por um código dentro de sinais “>” e “<”.


O código “>PC<” em uma bolha de moto identificando que foi produzida em policarbonato


Identificando se é acrílico ou policarbonato através da queima

Sem dúvida essa é a maneira mais fácil de se diferenciar esses dois plásticos, pena que não pode ser aplicada em todos os casos devido o fato de ser um “método destrutivo”.

De qualquer forma, você não vai precisar queimar uma peça inteira, apenas uma aresta. Veja a diferença dos dois plásticos na queima:


Acrílico
Acrílico

* Praticamente não apresenta fuligem e carbonização

* A fumaça tem odor de alho

* Queima lentamente

* Borbulha







Policarbonato
Policarbonato

* A chama é auto-extinguivel

* Solta fuligem

* Carboniza na área de queima

* Odor acre



Bibliografia:
HARPER, Charles A.; PETRIE, Edward M. Plastics Materials and Process: A Concise Encyclopedia. Hoboken: John Wiley & Sons, Inc., 2003.
Artigo postado em 02/07/2011
Sobre o autor: Daniel Tietz Roda é Tecnólogo em Produção de Plásticos formado pela FATEC/ZL e Técnico em Projetos de Mecânica pela ETEC Aprígio Gonzaga. Trabalhou na área de assistência técnica e desenvolvimento de plásticos de 2008 até 2013 e atualmente é proprietário do Tudo sobre Plásticos.
© 2010-2024 - Tudo sobre Plásticos. Todos os direitos reservados.
Página inicial - Política de privacidade - Contato
TSP Messenger Minimizar  Aumentar
Para usar faça LOGIN ou CADASTRE-SE
Digite aqui: Enviar